Rotina para crianças

Todo dia a mesma coisa?

Acorda. Levanta. Toma banho. Põe a roupa. Toma café da manhã. Vai pra escola. Aula de ciências. Geografia. Inglês. Educação Física (Yey!). Intervalo. Matemática. Português. Vai pra casa. Almoça. Assiste TV. Faz a lição de casa. Videogame. Hora de dormir.


Olhando assim, normalmente pensamos que rotina é algo monótono e chato, e que as coisas boas da vida não acontecem em dias normais, como o descrito acima. De fato, apenas 15% da população considera importante que uma criança tenha uma rotina definida. Mas...afinal, a rotina é importante para as crianças?


Sim! Na escola, estabelecer uma rotina pode trazer a sensação de segurança e previsibilidade para as crianças. Em seus primeiros anos escolares, sentir-se seguro é fundamental para que a criança possa aproveitar as atividades ao longo do dia e não fique sempre preocupada com o retorno dos familiares. Além disso, a rotina normalmente expõe as crianças a algumas regras, o que é importante no aprendizado de como lidar com frustrações e fazer algo que, no momento, não têm muita vontade. Durante a quarentena, a rotina ajuda os pequenos a entender melhor a passagem do tempo e registrá-la, com uso de calendários, atividades para mostrar as mudanças das estações, etc. Para crianças muito pequenas, a rotina pode ser ilustrada por meio de imagens ou mímicas. É interessante incluir músicas nos momentos de transição de rotina, como na ida para o refeitório, para o parquinho ou ao iniciar uma nova aula.


Outro ponto importante: rotina não significa ausência total de mudanças. Por exemplo, em escolas de educação infantil temos sempre uma parada para o lanche, que é feita no mesmo horário, todos os dias. Para variar esse momento, o lanche pode ser feito em um espaço fora do refeitório, como um piquenique, com as crianças sentadas no chão e com uma toalha colorida. Na hora do lanche, as crianças também podem montar seus próprios sanduíches e/ou saladas com insumos disponíveis na mesa.


Sabemos que nem sempre é possível seguir uma rotina e que imprevistos acontecem, porém, é interessante conhecer os benefícios da rotina para as crianças e ver como cada uma delas se adapta aos combinados da escola / família.


Quer saber mais sobre rotina de crianças? A Troika tem um ebook gratuito com mais informações: o Guia Pedagógico para Famílias. Para acessar, clique aqui. A Cris Perone, consultora da Troika, vai contar mais sobre esse assunto no curso Rotina para Crianças, em 10/04. Para mais informações, acesse o nosso site: https://www.troikabr.com/events/rotina-para-criancas-online




Referência: https://www.primeirainfanciaempauta.org.br/a-crianca-e-seu-desenvolvimento-a-importancia-da-rotina.html


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nota 10?

contato

redes sociais

info@troikabr.com | Rua Girassol, 608 | Vila Madalena | São Paulo | 05433-001

atendimento via whatsapp: clique aqui

  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
logo novo black pink.png

mapa do site

institucional

cursos

para escolas e empresas

©2021 by troika | Troika Serviços Educacionais LTDA | CNPJ 298543810001-58 | Conheça nossos termos de uso e nossa política de privacidade.