Por que alguém faria uma mudança de carreira em um momento de felicidade profissional?

March 12, 2018

Você tem dúvidas se deve sair do seu emprego e procurar outras oportunidades, ou até mesmo começar seu próprio negócio? Eu entendo seu dilema! Há uma série de regras, mitos, conselhos e receitas espalhadas pela internet e por livros de autoajuda sobre fazer uma mudança de carreira ou tomar esse tipo de decisão profissional. No entanto, no meio de tantas publicações, não parece haver um claro consenso sobre o que é "certo". Acredito que um dos motivos pelos quais exista uma proliferação de ideais relacionadas ao momento mais apropriado ou a maneira mais correta para se fazer um movimento desses se deva exatamente ao fato de que não há receita, conselho ou regra que sirva para todos nós. A complexidade que reside no processo que antecede o ato de entregar a sua carta de demissão não deve ser ignorada.

 

No meu caso, a dúvida sobre sair de um emprego que eu adorava me visitou durante muitos meses e nenhum artigo milagroso me ajudou a processá-la. No entanto, foram relatos e histórias de diferentes profissionais que me trouxeram a clareza necessária para que a minha decisão fosse tomada com segurança e esperança. E é com o intuito de contribuir com outros profissionais que enfrentam dilemas parecidos com o que vivi, que eu conto a minha história.

 

No final de 2017, eu trabalhava para uma empresa referência na área de ensino de inglês e tinha o cargo acadêmico mais alto da instituição. Tinha autonomia para realizar projetos, uma equipe que eu selecionei cuidadosamente durante anos e com quem adorava trabalhar, uma liderança que me inspirava e um salário ideal. Tudo parecia perfeito e por sete anos vivi intensamente esse universo de realização profissional. Participei de projetos desafiadores, ganhei muito conhecimento, desenvolvi habilidades novas e contribui para a implementação de mudanças estratégicas das quais me orgulho muito. Criei relações sólidas e baseadas em confiança. Tudo maravilhoso, certo? Mas ainda assim sentia um desejo sem nome, uma insaciabilidade, uma vontade de extrapolar as paredes físicas e contribuir mais para o ensino e a aprendizagem.

 

Foram meses de perguntas, muitas vezes sem resposta, e uma análise profunda do meu momento. “Mas você vai pedir demissão sem ter um emprego alinhado?” “Sair de um emprego tão estável no meio de uma crise é irracional!” “O trabalho é só trabalho. Não precisa preencher seu propósito de vida.” Acontece que o conceito de trabalho para mim está diretamente associado à minha realização pessoal e à construção de um legado maior do que as limitações que uma instituição muitas vezes pode impor. Instituições mudam de direcionamento e de prioridades. Pessoas mudam de prioridades e de necessidades. No meu projeto de vida, trabalho não é apenas a estabilidade financeira e um ambiente agradável. Trabalhar é ajudar a construir um mundo melhor, na maneira mais abrangente possível. E sempre que eu senti que a minha contribuição poderia ser maior, que ela precisava migrar para outros horizontes, acreditei que era fundamental manter a fidelidade ao meu etos e fazer um movimento em busca de uma maior realização humana. 

 

Mudar é difícil e demanda muita coragem. Mudar quando tudo parece confortável e seguro é ainda mais difícil. Mas pela minha experiência, precisamos ser fiéis à nossa missão individual e fazer mudanças quando a relação presente ainda está boa, sem esperar um desgaste ou o surgimento da frustração. Não vou dizer que a nova jornada não traz medo, ansiedade ou insegurança. Não vou dizer que abandonar o certo pelo duvidoso seja minha recomendação, receita ou conselho. Pelo contrário. Essa é apenas mais uma história de mudança profissional. O que posso dizer, no entanto, e baseado na minha experiência, é que muitas vezes tomar a coragem de transitar pelo mundo tendo um coração cheio de propósito como guia vale muito a pena.   

 

*Artigo originalmente publicado no Linkedin.

Please reload

Our Recent Posts

O Professor Empreendedor

November 11, 2019

A Aprendizagem de Línguas com foco no Ensino Híbrido

October 3, 2019

Nunca é tarde demais para quem é disposto

September 23, 2019

1/1
Please reload

Tags

Please reload

Contact

info@troikabr.com | +55 11 3294 8295 | Rua Delfina, 112 | Vila Madalena | São Paulo | 05443-010

atendimento via whatsapp +5511932285542

Follow

  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

©2019 by troika | Troika Serviços Educacionais LTDA |CNPJ 298543810001-58 | Conheça nossos termos de uso.