Atividades lúdicas e o desenvolvimento infantil

Você sabia que as atividades lúdicas podem ampliar os conhecimentos das crianças? Pois é! É por meio das relações desenvolvidas nas brincadeiras e nos jogos que a criança consegue estabelecer conexões com a sua própria realidade. No contexto dessas atividades, ela tem contato com seus sentimentos e percebe as relações sociais que a cercam. Por isso, é importante que a criança esteja inserida em cenários lúdicos que proporcionem o desenvolvimento de suas capacidades, bem como o uso de sua imaginação.


Segundo Dallabona e Mendes (2009), o brincar é elemento imprescindível para o desenvolvimento equilibrado do psicossocial nos seres humanos. As relações entre a criança e o brinquedo fazem florescer a afetividade, o raciocínio, a criatividade, a independência, habilidades motoras, a imaginação e, de modo geral, o entendimento do mundo. É a partir disso que a criança estrutura seus conhecimentos. Logo, a inserção de atividades lúdicas na educação infantil faz-se necessária.


Na sala de aula, são várias as ferramentas que os professores podem utilizar. Deve-se ter em mente, entretanto, que as atividades precisam estar pautadas no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, é importante que os professores planejem, de forma prévia, as atividades que serão trabalhadas em sala de aula. Assim, será possível fazer as adaptações necessárias do jogo ou brincadeira, atingindo-se, então, o objetivo proposto naquela atividade. Nesse sentido, atividades que desenvolvam as habilidades motoras e intelectuais da criança são especialmente indicadas.


Para descobrir sobre o valor do brincar e o processo de aprendizado por meio de atividades lúdicas, inscreva-se no curso ‘Mas é só brincar?’, com Cristiane Perone, que acontecerá no dia 26/06, das 10h às 11h30, clicando aqui.


REFERÊNCIAS


DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria S. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Instituto Catarinense de Pós-Graduação, Santa Catarina, 2009.


GORETTI, Cândido. Aprender brincando. Disponível em: https://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/aprender-brincando/ Acesso em: 18/06/2021.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo